quinta-feira, 2 de abril de 2015

Ajax assume lugar do Coritiba no Guinness

O Coritiba ostentava o título de time com maior vitórias consecutivas no Guinness Book, o feito foi realizado no primeiro semestre de 2011. Contudo, o Coxa perdeu esse posto para o Ajax, da Holanda.

A equipe Coxa-branca tinha o recorde de 24 triunfos seguidos, no entanto, o time holandês entrou com uma ação na Justiça e provou que conquistou 26 vitórias seguidas. O triunfo foi obtido de 3 de outubro de 1971 à 29 de março de 1972. O Ajax que tinha em seu elenco craques como Johan Cruyff, Johann Neeskens e Piet Keizer, venceu 19 partidas pelo Campeonato Holandês, quatro pela Copa Europeia (atual Liga dos Campeões) e três pela Copa da Holanda.

Não satisfeito, o Ajax comprovou também ser o segundo colocado ao vencer 25 partidas seguidas, entre 1995 e 1996. Com essas comprovações, o Coritiba caiu para o terceiro lugar.

No fim deste ano, o Coritiba (ainda detentor do título) fez questão de brincar com o Real Madrid, que alcançou a marca de 22 vitórias seguidas e perdeu para o Valencia por 2 a 1.




Alcançar um recorde no Guinness desde o mais "normal" até os bizarros, precisa ser comprovado e a entidade costuma não reconhecer qualquer marca, necessitando de documentos oficiais, como súmula de jogos, inscrição no campeonato de quem come mais cachorro-quente, etc.

No esporte há recordes como o de Neymar que se tornou o primeiro jogador a marca "hat-tricks" (feito quando o jogador faz três gols no mesmo jogo) na Libertadores e na Liga dos Campeões. Em 2012, ainda atuando pelo Santos, o atacante balançou as redes três vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Inter, na competição sul-americana. Enquanto, o feito na Champions ocorreu na goleada do Barcelona sobre o Celtic por 6 a 1, em dezembro de 2013.

O Barcelona também tem seu nome no Guinnes ao liderar o Campeonato Espanhol por 59 rodadas seguidas. O feito aconteceu entre 19 de agosto de 2012 até 27 de janeiro de 2014.

Fato é que uma pessoa ou uma empresa que tenha o seu nome no livro dos recordes será lembrada e sabendo explorar o feito alcançado, pode impulsionar o que foi realizado e até colher frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário